Inquérito a Profissionais e Empregadores

HAYS hays@hays.pt
INQUÉRITOS A PROFISSIONAIS E EMPREGADORES

Mudar de Emprego - Factores, Insatisfação e Motivações

Muito se tem discutido nos últimos anos sobre atracção e retenção de talento num mercado de trabalho cada vez mais desafiante. Recrutar os melhores, desenvolver as suas capacidades e manter os seus níveis de motivação e satisfação nem sempre é uma tarefa fácil.

Atrair e reter os melhores - o que valorizam os profissionais

De acordo com os resultados do nosso inquérito, 47% dos profissionais terão recusado ofertas de emprego em 2015. O facto de quase metade dos profissionais terem sido abordados por outras empresas com a proposta de um novo desafio é um bom indicador do actual dinamismo do mercado de trabalho português.

Competências - O que procura quem quer recrutar

Mais de 800 empregadores aceitaram partilhar connosco as suas opiniões sobre o mercado de trabalho português. Traçaram um perfil da sua empresa, das suas políticas salariais e benefícios, bem como as suas expectativas de recrutamento e planos para 2016.

Fuga de Talento - Retrato da Emigração Qualificada em Portugal

Portugal enfrentou, nos últimos anos, a maior fuga de talento qualificado de toda a sua história. Importa, por isso, perceber as motivações de quem saiu e de quem ainda pensa sair de Portugal, e em que medida a geração mais qualificada de sempre pretende regressar.

Desemprego entre profissionais qualificados

Tendo como base as respostas ao nosso inquérito, procurámos traçar um breve perfil do desemprego qualificado em Portugal. São, na sua maioria, profissionais do sexo masculino, entre os 36 e os 50 anos, das áreas de Engenharia, Comercial, Contabilidade e Finanças.